LOCAL


BRAGANÇA-PA

Bragança é conhecida por tradições que atravessam os séculos, cidade de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes, entre essas características, destaca-se a festividade organizada pela Irmandade da marujada de São Benedito de Bragança que perdura desde 03/09/1798.

 Essa manifestação cultural e religiosa em homenagem a São Benedito é uma das tradições mais importantes da cidade de Bragança, popularmente inicia-se no começo do mês de abril com as saídas das Comitivas de Esmolações, mas oficialmente só tem início no dia 18 de dezembro com ápice no dia 26 do mesmo mês quando é celebrado o dia de São Benedito, o encerramento da festividade ocorre no dia 1 de janeiro, quando se repassa o bastão para os novos juízes do ano posterior. Além dessa manifestação religiosa, essa cidade conserva também prédios, monumentos e praças de origem portuguesa do final do século XVIII, época em que data a sua fundação e colonização. Localizada a 210 km de Belém capital do Estado, tornou-se cidade apenas em 1974 por meio de decreto do tenente-coronel Sebastião do Rego Barros, presidente da Província.
 
Inicialmente foi chamada de Vila Cueta, Nossa Senhora do Rosário, Vila Nossa Senhora do Rosário de Bragança, para então receber o nome atual. Sendo, portanto, nesta cidade encantadora de valor histórico e cultural, somados as privilegiadas características naturais é que será realizado o XIX FORPET no Pará.