Sobre o PET


O Programa de Educação Tutorial – PET, teve início em 1979, sobre a orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES, e em 1999 passou a ser coordenado pela Secretaria Superior de Educação – SESu do Ministério da Educação – MEC. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial, onde estes buscam aprimorar seus conceitos nas diversas áreas do conhecimento, elevado padrão científico, técnico, ético e com responsabilidade social, fomentando assim a formação de futuros profissionais de nível superior mais qualificados para o mercado de trabalho e ajudando assim a melhorar o ensino superior no Brasil.
             Isto é feito através do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas, que proporcionam a oportunidade de se trabalhar em grupo e se promover à integração da formação acadêmica com a formação profissional, interando-os constantemente com o futuro ambiente de trabalho, a partir de estágios e pesquisas feitas na academia e até mesmo fora desta.
            O PET abrange todos os estados do Brasil, em diversas áreas de atuação profissional, tendo um total atualmente de 780 grupos, onde estes estão organizados de maneira hierárquica, tendo na Comissão Executiva Nacional do PET – CENAPET, um instrumento de movimento de base que busca promover e incentivar a integração Nacional dos PETianos. Dentro desse movimento Nacional o estado do Pará se apresenta com 19 grupos, sendo 13 na Universidade Federal do Pará –UFPA (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Física, Geologia , Licenciatura e Bacharelado em Geografia, Geofísica, Medicina/Enfermagem, Letras Língua Portuguesa e 1 Conexões de Sabres) , 5 na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca e 1 Conexões de Saberes em Paragominas) e  1 Conexões de Saberes na IFPA/Castanhal.
O Programa de Educação Tutorial vem ocupando espaço entre às comunidades docente e discente dos cursos de graduação e tem sido responsável pelo desenvolvimento de atividades de extrema importância junto aos seus integrantes, tais como participação em encontros científicos em nível nacional, regional e local,  envolvimento direto com a pós-graduação, realização de cursos extracurriculares junto aos discentes da graduação, apresentação de seminários por parte dos bolsistas e docentes envolvidos, programação de visitas técnicas, realização de atividades de pesquisa, realização de atividades de extensão junto á comunidades, estudo obrigatório de língua estrangeira, abordagem e discussão de temas livres (Filosofia, Artes, Religião, Política, Meio Ambiente, etc), leituras extracurriculares, estágios, entre outras, conforme pode ser comprovado através de relatórios enviados à Secretaria de Ensino Superior/SESu do Ministério de Educação e Cultura – MEC. Com isso o PET visa a modelagem de um profissional atuante em todas as áreas de seu curso de graduação, para que o mesmo tenha um leque de opções de emprego e seja capacitado de atuar com igual eficiência, portanto, sendo polivalente. Além de tudo, o PET tem como missão desenvolver o senso crítico, a noção de cidadania, a proatividade, a capacidade de trabalho em equipe, e diversas outras características requeridas pelo mercado.
O Programa de Educação Tutorial vem mostrando sua grande importância nas vertentes de ensino, pesquisa e extensão para a educação superior no Brasil sendo utilizado como difusor de idéias e concretizador de fatos e atos inerentes a um melhor desenvolvimento de diversas atividades na academia.
Os eventos de caráter local, como os Fóruns Paraenses de Grupos PET, tem por finalidade primordial a apresentação das atividades pertinentes a cada Grupo PET sendo portanto eventos que buscam cada vez mais uma discussão sobre a conjuntura organizacional do programa, transformando-se em uma ferramenta primordial no processo de resistência, manutenção e melhoria das orientações básicas do mesmo.
           O XIX Fórum dos Grupos PET do ParáFORPET, que terá como tema: CONEXÕES DE SABERES NA EDUCAÇÃO TUTORIAL. Será mais um instrumento para preencher lacunas de importância fundamental, propiciando visualizar um cenário mais realista do desenvolvimento do tripé ensino, pesquisa e extensão dos grupos. Portanto, é oportuna a efetivação de um evento de tal magnitude para que possamos de forma transparente planejar estratégias que visem mudanças, caso necessárias, na forma de atuação dos Grupos PET existentes no Pará, buscando-se sempre aperfeiçoar-los dentro de suas peculiaridades, respeitando a autonomia institucional, porém, não fugindo das regras gerais que norteiam o regime tutorial, condicionando-o a proporcionar aos acadêmicos envolvidos uma formação dentro de princípios consistentes de cidadania.
      Diante disso a realização do XIX Fórum dos Grupos PET do Pará, visa a  discussão sobre assunto pertinentes  a sua temática central, promovendo assim uma maior interatividade e troca de conhecimentos entre os Grupos PET do Pará, promovendo diferentes formas de contrapartida não apenas para os Grupos que a compõe, mas também, para os parceiros.